Ver Postagem

PESCADORES PARTICIPAM DE DEVOLUTIVA DO OBSERVAÇÃO ARARUAMA

Em agenda, informe, monitoramento por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Observatório Araruama apresenta ações realizadas em 2017 além de apresentar cena de Teatro Fórum

No dia 08 de novembro, o Observação Araruama apresentou a Devolutiva 2017 que teve cena de teatro, que retrata os conflitos entre comunidade de pescadores e um representante, e também a exibição do curta documental sobre as dificuldades do pescador se inserir nos espaços de decisão política da pesca artesanal. O encontro realizado na Casa de Cultura de Araruama teve a presença de pescadores dos Observatórios de Cabo Frio e Niterói que realizaram o intercâmbio entre ações de devolutiva.

Ensaios para a revolução

A cena-modelo apresentada no Teatro Fórum retrata os conflitos entre um representante de pesca e a comunidade de pescadores que estavam insatisfeitos com a declaração do líder sobre suas condições de trabalho. Diante das cenas, a plateia presente sentiu a necessidade de realizar intervenções, ocupando o papel do personagem que sofre opressão, a fim de mudar o contexto da cena. Assim, com a colaboração do curinga da cena, a plateia saiu da cadeira e alterou alguns pontos chaves da cena para reduzir as opressões sofrida pelo pescador.

Após a peça de teatro, a equipe do Observatório passou um curta-metragem produzido pela própria equipe, onde os pescadores relatam seus principais problemas, relacionando a falta de interesse do poder público em desenvolver políticas públicas para a pesca e para despoluição da laguna de Araruama. Ao final do evento, os pescadores presentes conversaram sobre os problemas vividos em seus territórios e apresentaram suas maneiras de solucionar suas demandas locais.