Ação Formativa em Elaboração de Roteiro e Edição – Módulo Elaboração de Roteiro

Em Noticias, referências by peacpDeixe um Comentário

Com o propósito de nivelar os diferentes graus de conhecimento em audiovisual do grupo, a Ação Formativa em Elaboração de Roteiro e Edição – Módulo Elaboração de Roteiro, ministrada pelos docentes Igor Barradas e Luisa Pitanga, envolveu aspectos teóricos e momentos de exibições de vídeos e trechos de filmes para exemplifica o conteúdo repassado.

O conteúdo revisitou a história do cinema que teve seu início em 1895, com o cinema mudo. Mostrou a importância do cinema dos irmãos Lumière

acaoformativa

e apresentou o documentário “Arraial do Cabo”, dos cinemanovistas Paulo César Saraceni e Mário Carneiro.

Imagem

Neste momento, o debate foi aberto ao grupo que trouxe à tona questões sobre a linguagem e recursos audiovisuais utilizados no monitoramento e também questões políticas e sociais.

Igor Barradas criou um paralelismo entre as linguagens audiovisual e escrita para mostra como o audiovisual pode ser usado como ferramenta de monitoramento: “O audiovisual é uma linguagem, é uma escrita. Da mesma maneira que eu posso escrever com letras, eu posso escrever com imagens e som”. Vejam alguns conceitos que foram apresentados: fotograma (é a letra), plano (é a palavra), cena (é a frase) e sequência (é o parágrafo).

Assim o dia transcorreu com a exposição de curtas seguido do círculo de debate com microfone aberto ao grupo.

Imagem

Imagem

Foram apresentadas aos grupos diversas possibilidades e intenções que podem ser comunicadas através das também diversas ferramentas de audiovisual. Como:

  • Observacional;
  • Entrevista;
  • Narração; e
  • Encenação.

O exercício proposto aos grupos foi o maior desafio dessa ação formativa. Cada OBA teve que pegar as informações do Plano de Monitoramento e as perguntas geradoras e transformá-las em linguagem audiovisual, em Roteiro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Analogicamente à ficha de roteiro, a pergunta geradora do Plano de Monitoramento foi entendida como a Sinopse. O argumento ficou qualificado na linguagem audiovisual como Escaleta. E qual é a ideia do argumento? A ideia é desenvolver a história que se quer contar. “Nesse momento dá para brincar um pouco com a criatividade e, se não der certo, você muda. Fazer filme é contar uma história” – explicou Igor.

Aqui o grupo definiu qual será(ão) a(s) ferramenta(s) utilizadas: entrevista, observação? Entre outras.

Foram orientados a observarem os Meios de Verificação desenhados na Ação de Monitoramento e Avaliação, oficina precedente à esta.

Com esse encontro o grupo ampliou seu conhecimento sobre a linguagem audiovisual e técnica de roteiro potencializando o uso dessa ferramenta para as ações de monitoramento.

A próxima etapa é o “como”, ou seja: como eu vou fazer?

Ação Formativa em Elaboração de Roteiro e Edição – Módulo Elaboração de Roteiro aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro de 2013, no Vilarejo Praia Hotel para os dez Observatórios dos municípios do Projeto de Educação Ambiental do Campo de Polvo.

102_0040


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0