Encontrão de Fim de Ano – 2013!

Em agenda, informe, Noticias by peacpDeixe um Comentário

2013. Este ano começou com as Ações Formativas em Associativismo e Gestão Social e Comunicação Dialógica. E seguimos com:

  • Reuniões de nivelamento;
  • Reuniões preparatórias;
  • Ação Formativa em Licenciamento;
  • Reuniões de Aprofundamento dos Temas;
  • Ação Formativa em Monitoramento e Avaliação;
  • Ação Formativa em Elaboração de Roteiro e Edição;
  • Ação Formativa em Gestão Social e Comunicação Dialógica.

Foram muitos encontros!

E não parou por aí, paralelamente, seguimos em frente, superando os desafios, institucionalizando os Observatórios, procurando um espaço físico para ser a morada da Associação, abrindo contas bancárias e assinando documentos importantes: Estatutos, Termos de Cooperação, Termo de Comodato, etc.

2013 foi um ano para se orgulhar dos avanços e da coragem de assumir tantas responsabilidades!

Nos dias 14 e 15 de dezembro todos os grupos dedicaram seu tempo para celebrar tanto aprendizado. De um lado, um brinde ao trabalho feito. De outro, a visão daquilo que precisa ser melhorado. Este evento ocorreu no Vilarejo Praia Hotel, em Rio das Ostras, e contou com a participação dos integrantes de nove dos dez Observatórios do Projeto de Educação Ambiental do Campo de Polvo PEA-CP: Niterói, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Búzios, Macaé, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Sentimos falta da presença dos integrantes do OBA de Araruama que não puderam comparecer. Também estiveram presentes representantes das instituições IBAMA, BP, HRT e SOMA.

Imagem

Fazendo jus à premissa do projeto, pautada no diálogo e na transparência, o grupo conversou sobre diversos assuntos delicados, como por exemplo, a transição da operadora do Campo de Polvo, que hoje é BP e, em breve, será  HRT.    O evento começou com a leitura do Polvômetro, que é uma ferramenta usada pela SOMA para medir as indicações de confiança, motivação, informação, além de ser um espaço onde os Observadores de cada município podem apresentar suas dúvidas e sugestões.

Ainda nessa atividade, um dos integrantes do Observação de São Pedro da Aldeia perguntou ao IBAMA: “O quanto vocês acreditam no sucesso dos Observatórios?”  , que prontamente respondeu: “se está sendo apontado no Polvômetro que a maioria dos integrantes dos Observatórios dão nota máxima para o sucesso do projeto, o IBAMA também acredita nesse sucesso”.

Imagem

Na tarde de sábado, o grupo fez um levantamento de pontos internos (entre os Observatórios) e externos (SOMA, BP, HRT e IBAMA) a celebrar e a modificar. Compartilhamos alguns deles agora:

O que celebramos?

Imagem

Imagem

O que queremos modificar?

Imagem

Imagem

 

Imagem

À noite, realizamos um amigo oculto e um parabéns surpresa para o Gabriel (organizado pelos integrantes do Observatório de São João da Barra). Com muita música, dançamos e festejamos esse encontro!

Imagem

No domingo, os grupos foram convidados a se reunirem em pequenos círculos, separados por Observatórios, e verbalizar, uns aos outros, o máximo possível de qualidades reconhecidas. Primeiro você reconhece a sua qualidade, se ilumina, e depois ilumina a qualidade dos demais.

“Eu reconheço em mim” e depois “Eu reconheço em você”.

Imagem

Do pequeno para o grande círculo, a dinâmica continuou agora numa espécie de dança das palavras, onde os Observatórios reconheceram entre si suas características. No centro do grande círculo passou, um a um, cada Oba tendo o seu momento de luz. Espontaneamente e ao seu impulso, uma pessoa dava um passo à frente e dizia a qualidade reconhecida naquele Observatório. Ao final, a equipe SOMA, orientando a dinâmica, foi convidada pelos participantes a compor o pequeno círculo central, e ouvir as qualidades reconhecidas pelos grupos.

Imagem

Imagem

Os integrantes também receberam seus certificados das Ações Formativas em Associativismo, Licenciamento na Indústria de Petróleo & Gás e Monitoramento e Avaliação. E os Observatórios ganharam um kit com material de pesquisa, apostilas e CDs das ações formativas já realizadas e uma caixa Box com os vídeos realizados durante o período do Humano Mar.

Imagem

Imagem

 

 

2014 vem ai! Estamos confiantes que será um ano de muitas marcas e realizações! Com o foco da tarefa e também no relacionamento, seguiremos construindo essa história, alicerçada pelo diálogo e pela transparência!

 

Desejamos boas festas a tod@s e um ano novo recheado de conquistas aos bons marinheiros! À bombordo ou estibordo, que os ventos soprem a favor do nosso velejar.


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0