Fim de semana de ação formativa sobre licenciamento em petróleo

Em informe, Noticias by peacpDeixe um Comentário

Nos dias 13 e 14 de julho, foi realizada a Ação Formativa sobre Licenciamento na Indústria do Petróleo, que faz parte do Projeto de Educação Ambiental do Campo de Polvo (PEA-CP). A atividade foi realizada no Hotel Vilarejo, em Rio das Ostras. Nesta etapa participaram 30 representantes dos seguintes municípios: Macaé, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Búzios e Cabo Frio. Além destes, contamos com a presença de representantes da BP e do IBAMA – órgão licenciador responsável.

Durante a ação formativa os participantes puderam conhecer melhor sobre a atividade petrolífera, incluindo seu processo de licenciamento, produção, exploração e comercialização. Também foram abordados temas ligados à cadeia produtiva do petróleo, os impactos da atividade e respectivas medidas de gestão e minimização dos mesmos. A programação da atividade foi desenvolvida de modo a permitir maior conhecimento dos participantes sobre os temas abordados, que atuarão diretamente no monitoramento de tais impactos em âmbito local. A dinâmica da metodologia proposta permitiu que os participantes refletissem sobre a forma como os Observatórios atuarão no monitoramento dos impactos contribuindo para a gestão ambiental pública, a articulação de parceiros locais e na organização e funcionamento dos Observatórios.

Os resultados foram considerados positivos pela maioria dos presentes, que ao longo dos dois dias participaram ativamente e possibilitaram debates interessantes em relação às temáticas apresentadas. Foram dias de muito aprendizado, reflexão e comprometimento de todos para que os Observatórios possam ter mais ferramentas, ampliando assim o conhecimento e as ações em suas atividades. O audiovisual foi apresentado como uma importante ferramenta na educação ambiental fomentando o engajamento e sensibilizando a população.

Dando continuidade, nos próximos dias 20 e 21 de julho será realizada mais uma ação formativa, dessa vez os Observatórios presentes serão dos municípios: Araruama, Arraial do Cabo, Niterói, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia.

fimdesemana

 

foto1


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0