FEIRÃO DO PEIXE 2019 ACONTECE SEM INFRAESTRUTURA

Em monitoramento, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Falta de investimento compromete o trabalho do pescador artesanal

Durante a semana santa no mês de abril, é tradicional os pescadores artesanais se concentrarem na orla da Laguna para oferecer a comunidade seus pescados, como perumbeba, carapeba, tainha e corvina. Essa concentração é denominada Feirão do peixe que desde 2016 ocorre no mês de abril em toda orla da laguna sem nenhum investimento por parte do poder público. Este ano os pescadores receberam apenas boné, camisa e um avental. Os pescadores trabalham sem nenhuma infraestrutura improvisando seu ambiente trabalho e ferramentas para atender a população.

 

“Para o feirão do peixe ser um evento promovido pela prefeitura a mesma teria que disponibilizar uma estrutura adequada como tenda para os pescadores, lixeiras e até mesmo reforço para a segurança e organização do local, mas isso não ocorre então não é evento da prefeitura” relata o pescador Gracimar Torres Quintanilha em entrevista para o Observação Araruama.

“O evento é do pescador que trabalha aqui durante todo ano. O maior problema atualmente é a falta de apoio até mesmo da associação porque não adianta chegar no dia da semana santa com camisa e boné e achar que está apoiando. Muitos eventos o pescador sai para reivindicar, mas a associação e até a prefeitura não estão presentes. O poder público e a associação deveriam estar junto com os pescadores. Além da falta de apoio o pescador relata a dificuldade na venda por conta do espaço de trabalho, pois o que tem é tudo improvisado pelos próprios pescadores. O pescador não tem uma água, não tem estande para dispor o peixe e muitas vezes perdem a venda para peixarias e mercados devido à falta de organização do espaço” conclui o pescador Gracimar Torres Quintanilha.

 

Dificuldade no escoamento do pescado

O pescador artesanal durante o ano passa por diversas dificuldades para trabalhar, tanto na pescaria devido a poluição da laguna quanto na comercialização do seu pescado por causa da falta de investimento. Os pescadores muitas vezes precisam vender seus pescados por preços baixos por não ter uma estrutura adequada onde pudesse guardar ou comercializar diretamente para os comércios tendo que repassar seu produto para atravessadores.

 

Compartilhar

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.