REUNIÃO ENTRE A COOPERATIVA SALGA, SOL E ARTE, OBSERVATÓRIO DE ARRAIAL DO CABO E A CONSULTORIA

Em Noticias por Observatório ArraialDeixe um Comentário

DSCF2265Dia 13 de Agosto foi realizada uma reunião entre Cooperativa Salga, Sol e Arte, Observatório OBSERVAÇÃO   e Consultoria Ambiental na Prainha – Arraial do Cabo, com o objetivo de informar aos pescadores e cooperativados a importância do Projeto PEA-OBSERVAÇÃO na identificação, monitoramento e encaminhamento dos impactos gerados pela cadeia produtiva de petróleo e gás e  como os sujeitos prioritários (pescadores artesanais) podem ser contemplados com este projeto no Município.

DSCF2266

Durante as apresentações de cada participante foram detectados alguns problemas relacionados a cadeia produtiva de petróleo e gás e em seguida, foi sinalizado a importância da cooperativa como forma de agregar todos os trabalhos já realizados pelos pescadores da Prainha e que suas atividades não se percam, havendo um fortalecimento do trabalho e conhecimento tradicional local, visando a geração de renda e agregando valor ao produto (pescado), como por exemplo, o beneficiamento. Evidencia-se também a Cooperativa  como uma forma de melhorar as condições de vida dos cooperativados e sua influência na auto-estima das mulheres, na valorização destas ao estudo e cursos para aprimoramento de suas técnicas.
DSCF2261

No decorrer da reunião foi discutido sobre à defesa e a salvaguarda do território dos pescadores, que foi solicitada ao Ministério Público Federal em virtude do Projeto do TAC (termo de ajuste de conduta) da Prainha, apresentado pela Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo, em 2013 e a conquista desses pescadores em relação a parte desse território.

Alguns participantes sinalizaram sobre suas dificuldades e obstáculos para obtenção da carteira de pescador, que regulariza suas atividades junto a pesca artesanal de Arraial do Cabo e como proposta o PEA OBSERVAÇÃO sugeriu uma parceria com FIPERJ ( Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro) para viabilizarmos essa pendência e necessidade junto aos pescadores.

Foram  ainda repassadas as atividades  do observatório junto a cooperativa, enfatizando a importância da participação dos cooperativados na organização do roteiro e documentário que será editado e exibido pelo Observatório de Arraial do Cabo sobre a Cooperativa, cultura da pesca artesanal e do pescador. A cooperativa disponibiliza-se para tais atividades, pois compreende que estas serão uma forma de perpetuar a cultura local e  de acesso as próximas gerações. Logo a reunião é finalizada.