QUILOMBOLAS E OBSERVATÓRIO PRODUZEM CURTA COLETIVAMENTE

Em Noticias por Observatório BúziosDeixe um Comentário

O curta documental terá como tema a descaracterização e perda do território do Quilombo de Baia Formosa

‘FILHO DA TERRA SEM TERRA” será o novo curta documental feito pelo Observatório de Búzios junto aos integrantes do Quilombo de Baia Formosa, tendo como recorte a luta pela reconquista de suas terra da qual foram expulsos. Além de ter os quilombolas como produtores e protagonistas também conta com a presença do historiador Jonatas carvalho. O curta serve como monitoramento do PEA Observação que se encontra em fase de edição.

Durante as filmagens foi realizada uma visita a fazenda Campos Novos onde foi contada a sua importância não só para a região como a sua ligação com o tráfico de escravos e também as terras que são pleiteadas pelos quilombolas. O curta documental busca fortalecer a luta quilombola e documentar o processo e seus encaminhamentos.

p1080721 Os quilombolas tiveram papel central na construção dos roteiros de filmagem e de montagem, na seleção dos entrevistados bem como nas filmagens e edição, tendo sido protagonistas da sua própria narrativa. O Quilombo de Baía Formosa atualmente está com seu processo de certificação de terras em estágio inicial no INCRA.

p1080796

Devolutiva será em novembro

Está marcada para a penúltima semana de novembro o evento da devolutiva no qual será exibido o curta para os quilombolas e convidados. A quilombola Elizabete Fernandes sugeriu que a devolutiva seja realizada no próprio território quilombola, onde acredita que seu povo poderá participar mais ativamente e assim fortalecer a luta.