QUILOMBO DE BAÍA FORMOSA INAUGURA TRILHA ECOLÓGICA

Em Noticias por Observatório BúziosDeixe um Comentário

Trilha apresenta a cultura quilombola presente no município de Búzios

O Quilombo de Baia Formosa inaugurou a trilha ecológica étnico-cultural Manoel Cesarina , no município de Armação dos Búzios, no bairro de Baía Formosa. Estiveram presentes na atividade representantes da secretaria municipal de Turismo e Cultura, Associação de Guia de Turismo de Armação dos Búzios, Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa (Somunear) e proprietários de hotéis de Búzios que acompanharam a caminhada em todo percurso até a praia do Kalunga.

A trilha foi criada para incentivar o turismo étnico-cultural e fomentar a geração de trabalho e renda através da culinária tradicional do quilombo e de seus artesanatos, além de contar a história dos seus ancestrais que viviam naquela região para que ela se perpetue entre as novas gerações de quilombolas.

A inauguração foi apresentada pela presidenta do Quilombo de Baía Formosa, Elizabeth Fernandes, que deu boas-vindas na entrada da trilha, onde foi instalada uma placa de sinalização em três idiomas, português, inglês e espanhol.

Durante o percurso foi apresentada as plantas nativas e outras que vieram do continente africano no período da escravidão.

Turismo como meio de resgate das raízes quilombolas

A cultura e o turismo foi uma estratégia adotada pelos remanescentes do quilombo de Baía Formosa para retomada do território onde essa comunidade tradicional vivia até serem expulsos pelo fazendeiro Henrique da Cunha Bueno, que se apossou da Fazenda Porto Velho. Atualmente, a comunidade se organiza como associação visando o resgate da cultura e da regularização de suas terras.

Ao final da trilha foi servido uma feijoada vegana feita com plantas alimentícias não tradicionais (PANC’s), e um peixe à moda capote servido com farofa de caroço de jaca e folha de taioba, feitos com ingredientes da própria região.