PESCADORES FAZEM SEU PRIMEIRO JORNAL MURAL

Em Noticias por Observatório NiteróiDeixe um Comentário

Apesar de se dizerem não muito adeptos de mídias impressas, como os jornais, e estarem mais habituados a se “informar” por rádio e especialmente pela  televisão, os pescadores adoraram a nova ferramenta de comunicação. Com o jornal mural, terão a oportunidade de colocar em pauta assuntos que condizem com as suas realidades. Foram definidos três editorias permanentes do jornal mural:

  • Histórias da Ilha;
  • Notícias
  • Informes Úteis,

P1050396  P1050504

Nesse jornal mural de número zero, na seção Histórias da Ilha, eles contaram histórias que se passaram no canal ao lado do Chatão na época em que o lugar ainda não era poluído e assoreado. Como notícia principal, foi escolhido o tema do assoreamento − impacto que atinge a ilha e que sempre é levantado pelos pescadores como um grande problema para o desenvolvimento de suas atividades. A matéria é de cunho explicativo e se concentra no caso do assoreamento na Baía de Guanabara. Nos informes, foram selecionadas informações acerca do abaixo assinado da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, para qual os pescadores vêm se mobilizando em busca de assinaturas.

           P1050535    P1050539

Por enquanto, o jornal mural dos pescadores da Ilha ainda não tem nome, pois foram muitas as ideias. A decisão conjunta, foi fazer a primeira enquete do jornal com opções de nomes para votação. A apuração dos votos para a escolha do nome será feita na próxima Ação Formativa, que será realizada no dia 15 de abril.

P1050533