PESCADORES DE ARRAIAL DO CABO COMEMORAM SEU DIA

Em Noticias por Observatório ArraialDeixe um Comentário

Arraial do Cabo celebra com festa o dia do padroeiro dos pescadores.
Os pescadores de Arraial do Cabo comemoraram seu dia com atividades religiosas, barqueata e churrasco no bairro Praia dos Anjos. As comemorações na Marina dos Pescadores iniciaram às 10h com queimas de fogo e missa campal celebrada pelo padre Alex Renato que enfatizou a importância da pesca artesanal no município como processo socioeconômico e cultural.

IMG_2263 (3)

 

 

 

 

 

 

 

Após a missa campal os pescadores e religiosos levaram a imagem de São Pedro, o qual tornou-se padroeiro dos pescadores devido ser o protagonista da “Pesca milagrosa” e convidado por Jesus Cristo tornar-se “pescador de homens”, para o barco da Marinha do Brasil. Inúmeros barcos, escunas e lanchas enfeitados com bandeirinhas, bandeiras e fitilhos acompanharam a embarcação que levava o padroeiro dos pescadores, partiram da Praia dos Anjos, contornaram a Praia do Forno, passaram pela sede da Marinha do Brasil e retornaram para a Marina dos Pescadores.
IMG_2269 (3)IMG_2283 (3)

 

 

 

 


Pesca é uma tradição de Arraial

O conhecimento tradicional da pesca é algo arraigado na estrutura social e cultural de Arraial do Cabo, por isso participar desse evento é um ato de agradecimento pelos benefícios vindos do mar. Além da comunidade cabista envolvida com a pesca, estavam presentes vereadores, secretários de governo, representantes de associações e de entidades de pesca. O evento terminou com um grande churrasco.