PESCADORES ARTESANAIS DE CABO FRIO RELATAM OS RISCOS DE SUAS PROFISSÕES

Em Noticias por Observatório Cabo FrioDeixe um Comentário

Os pescadores do pontal de Santo Antônio relatam impactos causados pela cadeia produtiva de petróleo em curta documental de 2016

As gravações para a construção do curta documental, iniciadas em setembro, com a colaboração dos pescadores locais registram suas vivências no mar que, a cada dia, se torna mais difícil devido aos impactos provocados pela cadeia produtiva do petróleo na região. A diminuição de pescado e perda de material de trabalho são, as consequências mais citadas pelos pescadores artesanais provocados pela sísmica e pelo derramamento de óleo no mar.

p1050308

O presidente da Colônia Z4, Alexandre Marques, relata a dificuldade que a classe profissional vem enfrentando. “Cada vez mais temos que sair para fora para pescar mais longe, por que o impacto está direcionando os peixes para outro lugar”, afirma Alexandre.

p105029314536966_1251236004948531_2070595163_o

 

 

 

 

 

 

Os pescadores temem pelo fim da tradição da pesca artesanal, pois, quanto mais se afastam da costa para pescar, maiores são suas despesas para exercer essa atividade. Como trabalham apenas para pagar gastos como barco, principalmente gelo e óleo que são muito caros na região, estes pescadores são obrigados a abandonar suas profissões, impossibilitando que as gerações futuras possam obter, dessa atividade tradicional, suas fontes de renda. Caso o poder público não intervir criando políticas públicas que fortaleçam essa atividade econômica, muitos desses pescadores poderão abandonar essa profissão.

Após finalização, o curta documental será exibido para a comunidade local com a presença dos personagens entrevistados e de representantes das instituições envolvidas na produção.