PESCADORES ARTESANAIS DA ILHA DA CONCEIÇÃO PARTICIPAM DE FORUM

Em Noticias por Observatório NiteróiDeixe um Comentário

Encontro entre pescadores e ambientalista serviu para discutir consequências dos impactos da poluição na pesca artesanal

No dia 31 de julho foi realizado o “Fórum Itinerante – Por uma Baía de Guanabara Viva”, na Ilha da Conceição, reuniu o ambientalista Sergio Ricardo, pescadores artesanais da Ilha da Conceição, membros do PEA Observação Niterói e representante do mandato do Deputado Estadual Flávio Serafini para discutir questões sobre “políticas públicas de incentivo à pesca, o controle do assoreamento e o saneamento ambiental na Baía de Guanabara”.

Ambientalista Sergio Ricardo fala em plenária do Fórum Itinerante

Durante o encontro, os pescadores da Ilha da Conceição sinalizaram o assoreamento do trecho Leste da Baía de Guanabara, região onde está localizada essa comunidade de pescadores. Eles apontaram que as embarcações abandonadas, a poluição industrial, os esgotos e os lixos flutuantes são as principais causas que contribuem para o acúmulo de sedimentos nessa região da Baía.

Outra importante questão discutida foi sobre a necessidade da implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMBS), devendo ser garantida uma efetiva participação pública para assegurar metas ambientais de curto, médio e longo prazo, conforme prevê a Lei Federal do Saneamento Básico (Lei 11.445/2007).

Este fórum é uma ferramenta de mobilização para a construção da agenda do programa pela Saúde Ambiental das Baías de Guanabara e de Sepetiba e o reconhecimento dos “Direitos Ambientais de seus Povos”, que consiste em um conjunto de propostas setoriais de políticas públicas que abrangem diversos aspectos sociais, culturais, econômicos, ambientais e de conservação da biodiversidade.

Os pescadores artesanais da Ilha da Conceição se mobilizam para participar de Barqueata

Ao final da discussão o ambientalista Sergio Ricardo convidou os pescadores artesanais da Ilha da conceição para a “Barqueata e bicicletada: Por uma Baía de Guanabara Viva”, protesto em função do não cumprimento da promessa de despoluir 80% da Baía até as Olimpíadas Rio-2016.

Serviço: Barqueata Pela Baía Viva

Data: 05 de agosto

Local: Píer da Praça Mauá.