MOBILIZAÇÃO DE PESCADORES NO CAIS DO CHATÃO

Em Noticias por Observatório NiteróiDeixe um Comentário

Ação foi realizada com pescadores da Ilha da Conceição no dia do seu santo padroeiro 

O dia de São Pedro, na Ilha da Conceição, tradicionalmente os pescadores festejam essa data para agradecer o pescado do ano com a Festa de São Pedro no cais do Chatão, com direito à procissão de barcos levando a imagem do santo, queima de fogos e almoço coletivo, no cardápio: churrasco e arroz com frutos. 

A preparação para a festa começa no início do mês, os pescadores dividem-se em comissões para organizarem melhor as tarefas. Compram os materiais, cuidam da ornamentação com bandeirinhas em azul e branco, cuidam da estrutura para o evento.

No dia da festa, acontece uma missa no Cais do Chatão de agradecimento a São Pedro. Logo depois, os pescadores saem em uma procissão com os barcos seguindo até o Clube Gonçalense, em São Gonçalo-RJ. Retornam para o Cais do chatão, onde é realizada a queima de fogos, que neste ano teve a duração de, aproximadamente, 15 minutos. O festejo continuou durante a tarde, com música ao vivo e fartura de comidas e bebidas. A festa de São Pedro é um momento de afirmação da identidade coletiva dos pescadores. O Observatório de Niterói participou da preparação e comemoração da confraternização e aproveitou o momento para fazer uma exposição fotográfica junto aos pescadores.