CENTRO CULTURAL QUILOMBOLA SERÁ CONSTRUÍDO EM BÚZIOS

Em Noticias por Observatório BúziosDeixe um Comentário

Oficina de bioconstrução será forma sustentável para construir espaço no Quilombo de Baía Formosa

Elizabeth Fernandes, presidente da associação quilombola, conta que ao obter o terreno cedido pela prefeitura do município, a comunidade pensou uma forma mais sustentável de construir o centro cultural, e decidiram fazer uma oficina bioconstrução junto com a comunidade que serão capacitados a trabalhar com materiais recicláveis no bairro de Baía Formosa, município de Armação dos Búzios.

A ideia veio de uma voluntária do Quilombo Angelita Ferreira da Silva, que apresentou Diego Arias, idealizador de projetos de bioconstrução, onde construiu sua própria casa no bairro Rasa. Elizabeth foi conhecer a casa e fez uma proposta para orientar o quilombo à respeito da bioconstrução e Diego decidiu ajudar.

Famílias retomam convívio comunitário no território

A princípio será construída uma casa com pneus reciclados e barro. Outras técnicas de construção serão aplicadas como, por exemplo, a que foi aplicada na construção da sede de associação do quilombo, o pau-a-pique. Essa técnica de baixo custo já é utilizada pelos quilombolas que agora estão aprendendo novas formas de construção ecológica. Dentro os voluntários, três famílias quilombolas estão envolvidas no projeto fortalecendo ainda mais o convívio desta comunidade afastada da suas origens e de suas terras.