Conselheiros aprovam novo Plano de Manejo

Em Noticias por Observatório MacaéDeixe um Comentário

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba elegeu novo Conselho

O Conselho Consultivo do Parque Nacional Restinga de Jurubatiba (PARNA Jurubatiba), em reunião realizada na sede do Parque em Lagomar, aprovou por unanimidade na última quinta-feira, 21/09 o novo Plano de Manejo do Parque, que será atualizado após 9 anos – o anterior foi aprovado em 2009.

O Plano de Manejo estabelece diversas normas, inclusive um Programa de Uso Público (PUP) que busca construir uma relação mais próxima com os moradores da região que compreende o Parque. Para fazer uma trilha e conhecer o Parque é preciso preencher um formulário presencialmente ou por email com antecedência de 3 dias, além de ter que assinar um termo de responsabilidade.

No dia 28/09 foi realizada a eleição do Conselho Consultivo do Parque, os conselheiros terão mandatos de 2 anos e é formado por instituições que enviaram carta de intenções e as indicadas pela comunidade.

Relação com moradores vem sendo construída através de projetos no Parque

Foram apresentados alguns projetos que buscam dialogar e interagir com os moradores e também será realizado em breve um curso de interpretação ambiental do Parque Nacional Restinga de Jurubatiba. Já existem algumas ações sendo realizadas pelo gestão, porém hoje não há um diálogo próximo entre Parque e a Comunidade como todo.