CINE ZANGA “Cinema na Praia”

Em Noticias por Observatório ArraialDeixe um Comentário

P1020562No dia 17/07/2015 foi realizado o primeiro encontro com os sujeitos prioritários na Prainha – Arraial do Cabo, onde foram apresentados os filmes: “OUTRAS PRAIAS” e “COISAS IMPOSSÍVEIS”, seguidos de um debate sobre os mesmos com a comunidade. Os filmes contam um pouco da história do Município e os pescadores discutiram sobre seus direitos que ainda não foram alcançados e sobre as formas de pesca na região.

Cine Zanga na Prainha

Cine Zanga na Prainha

O Cine Zanga é uma proposta do Observatório Arraial do Cabo para desenvolver atividades de amostras de filmes na cidade visando a problematização de questões relacionadas ao impacto da cadeia produtiva do petróleo e gás. Esta Atividade dialoga com as diretrizes propostas pelo Ibama no que diz respeito ao fomento de ações dentro dos preceitos da educação ambiental crítica que dialoga diretamente com a educação e comunicação popular. Compreendendo-se que a Comunicação Popular é uma ferramenta de empoderamento popular onde a comunicação é feita pelo povo, voltada para suas demandas, visando ampliar sua voz nos espaços comunitários e na sociedade como um todo.

A partir do diálogo e discussões iniciados no Cine Zanga a organização do grupo será estimulada para iniciar o processo de busca e acesso aos seus direitos, políticas públicas que os beneficiem. Ou seja, visa-se utilizar o cinema nas praças e em outros locais, como uma ferramenta para mobilizar, sensibilizar e  facilitar  que os sujeitos prioritários tornem-se capazes de atuar como indivíduos conscientes de sua capacidade em intervir no social, organizar ações políticas e fazer o controle social.