AGRICULTORES DE CANTAGALO DESCREVEM SUA REALIDADE EM CURTA

Em Noticias por Observatório Rio das OstrasDeixe um Comentário

P1010705Seguindo com o que foi organizado em conjunto com os agricultores e agricultoras de Cantagalo, através de reuniões com o Comitê Gestor de produtores da Micro Bacia do Programa Rio Rural (COGEM), o Observatório Ambiental Observação de Rio das Ostras realizou dois dias intensos de gravações para o curta documentário que irá tratar sobre as dificuldades atuais em manter a tradição do trabalho rural, com foco na produção do feijão. O feijão de Cantagalo ficou muito famoso através da grande repercussão da Tradicional Festa do Produtor Rural, que por conta da premiação dos maiores produtores de feijão, ficou conhecida como Festa do Feijão.

Foram indicados pelo COGEM agricultores antigos da região para as entrevistas que irão compor o filme, mesclando àqueles que mesmo com a crise atual mantiveram sua produção e àqueles que não tiveram a mesma possibilidade. A intenção é apresentar as principais dificuldades e obstáculos enfrentados pelos produtores e pensar no como essas dificuldades podem ser superadas. Além dos agricultores e agricultoras locais foram entrevistados também membros do Departamento de Apoio ao Agricultor de Rio das Ostras (DEAGRO) e EMATER.

É previsto que até o fim de outubro o curta esteja finalizado e em novembro será realizado um evento para exibição que será seguido de um debate para todos da comunidade de Cantagalo.