PESCADORES REIVINDICAM SEUS DIREITOS

Em Noticias by Observatório AraruamaDeixe um Comentário

No dia 29 de agosto o Observatório Araruama participou como ouvinte de uma Audiência Pública para o ajustamento de conduta da produção da Bacia de Campos realizada no município de Rio das Ostras.

Estava presente a Petrobras, empresa que realiza as atividades de produção, o IBAMA, órgão responsável pela regularização do licenciamento ambiental das atividades, a ANP(Agência Nacional de Petróleo) e outros participantes interessados no assunto discutido, principalmente os pescadores que sofrem os impactos diretamente.

Percebemos que os pescadores estão cada vez mais unidos para reivindicar seus diretos como comunidade tradicional impactada pelas empresas petrolíferas. Durante a audiência muitos desses pescadores manifestaram-se cobrando ações da Petrobras e do IBAMA, colocando com clareza suas exigências, causando um movimento de indignação dos demais pescadores presentes contra a empresa e o órgão licenciador.

O IBAMA e a Petrobras coloram suas ações de compensação já realizadas no âmbito do licenciamento, mas alguns participantes informaram que essas ações não contemplam todas as comunidades da região impactada. A colônia de pescadores do município de Araruama foi uma dessas comunidades que não possuem nenhum projeto de compensação.

 P1010026P1010031

P1010030