PEA-OBSERVAÇÃO FEVEREIRO – Observatórios em Ação

Em monitoramento, Noticias by peacpDeixe um Comentário

No mês de fevereiro foi dada continuidade ao processo formativo dos integrantes dos observatórios, com maior foco nas ações de monitoramento. Foram realizadas reuniões em todos os Observatórios.

Os objetivos dessa rodada de encontros foram: nivelar o discurso de apresentação institucional dos Observatórios; revisitar, acompanhar e atualizar as ações do Plano de Ação do primeiro ciclo de monitoramento. Foi exercitado também em todos os Observatórios, a busca, levantamento e análise de dados secundários de acordo com o tema monitorado em cada município e ainda realizada as apresentações institucionais envolvendo sete Associações Observação.

Foram 2 ou 3 dias em cada sede de muito trabalho e aprofundamento dos temas propostos.

Na reunião com os representantes do OBAAraruama o cronograma desenhado para o encontro foi completamente contemplado.  Segundo Karolina Souza (Karol) “essa ação esclareceu (organizou) mais o plano de ação”

IMG_2142

O OBA-Arraial do Cabo pontuou sobre o cuidado que deverão ter ao fazer as apresentações na comunidade, pois os pescadores se demonstram descrentes por conta da enorme quantidade de diagnósticos e pesquisas realizadas na região sem devolutiva. A equipe técnica ressaltou a importância da devolutiva e o fato de estar, inclusive, discriminada no Plano de Trabalho. O debate foi intenso sobre todos os temas. Segundo Hosana Coelho, “a oficina foi excelente, realizado um ótimo alinhamento do discurso. Os facilitadores atuaram de forma objetiva e prática”. 

Foto 2

 

E os observatórios já estão se movimentando, apresentando-se e estabelecendo contato com os atores locais.

Os membros do OBA-São João da Barra se apresentaram à Secretaria Municipal de Pesca. Estiveram com o secretário Flávio da Silva Batista e o subsecretário Eleílton Ribeiro Meireles que se mostraram receptivos e interessados. Estiveram também naColônia de Pescadores Z-02. Seus diretores ficaram animados em conhecer o projeto, mas sinalizaram que dificuldades poderão aparecer no contato com os pescadores, pois os mesmos estão desacreditados tendo em visto vários projetos iniciados e não concluídos.

Imagem

Os membros do OBA-São Francisco do Itabapoana visitou a Colônia de Pescadores Z-01. Estiveram com o presidente, Sr. Laudo, que reconheceu a importância do trabalho de monitoramento a ser realizado pela associação e se colocou à disposição para contribuir no que for preciso.

Imagem

Já os membros do OBA- Macaé se apresentaram na Fundação Macaé de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente e INEA, onde foram muito bem recebidos.

Imagem

Os Membros do OBABúzios estiveram na Câmara de Vereadores. O presidente da casa colocou a tribuna aberta para expressão e apresentação da Associação e seus projetos sempre que for necessário. Estiveram também na Secretaria do Meio Ambiente, onde solicitaram à Secretaria a participação, como ouvinte (não tem direito a voto, mas tem direito à voz), no Conselho do Meio Ambiente.

Imagem

Em Rio das Ostras, as integrantes da Associação Observação estiveram naSecretaria Municipal de Meio Ambiente com o Secretário Nivaldo e a assessora Mônica e no INEA, que ocorreu na unidade de Macaé. Abordou-se a necessidade da Associação em aproximar-se do poder público, sobretudo diante do tema de monitoramento – compreender o gasoduto que atravessa a comunidade rural do Cantagalo. O tema do monitoramento ambiental foi o foco da apresentação.

 

foto-7

Os membros do OBA de Cabo Frio estiveram na Estação Radiogoniométrica da Marinha. Os observadores foram recebidos pelo Comandante Adriano. Ele explicou as atribuições de sua unidade e mostrou-se receptivo a colaborações. Apresentaram-se também na Secretaria de Saúde onde foram recebidos pelo Secretário Dirlei Pereira e o Subprefeito de Tamoios, César Pinho. Foi publicado o teor da reunião no informativo da Secretaria. E estiveram na Secretaria de Meio Ambiente, onde tiveram uma rápida conversa com a Subsecretária, o suficiente para se apresentarem e os seus objetivos.

Imagem

Em São Pedro da Aldeia, a equipe da SOMA acompanhou a apresentação institucional da Associação na Câmara Municipal para o vereador Zezinho.

Imagem

Nas apresentações institucionais os representantes dos OBA’s narraram sobre os objetivos do PEA-Observação e da Associação Observação, apresentaram o tema a ser estudado e as estratégias para o monitoramento, envolvendo a abordagem audiovisual e o levantamento de informações. Além disso, falaram sobre a sede da Associação Observação e o quadro de associados.

No encontro com o OBA de Niterói estiveram presentes, junto com a SOMA, Aline Almeida e Bruna Rustichelli da HRT, e Patrícia Rodin e Bruno do IBAMA. A operadoraHRT e o IBAMA entregaram os uniformes para o monitoramento (kit com mochila, garrafa d’água, boné) e utensílios para o escritório, simbolizando a inauguração da sede do Observatório como uma conquista. Na fala da Patrícia, do IBAMA: “É uma conquista ter um espaço estruturado e isso demonstra que a gente acredita no projeto e quer que ele tenha vida longa”.

Imagem

No dia seguinte os membros do OBA se organizaram, junto com IBAMA, HRT e SOMA, e realizaram a Navegada Transversal no entorno da Ilha da Conceição. Por meio desta técnica de levantamento de informações, pôde-se explorar o ambiente e registrar vários aspectos em relação a ocupação territorial da Ilha. Tudo isso foi registrado por meio de fotos e vídeo. Além da Navegada Transversal, foi também aplicada a técnica “Me Agrada x Me Incomoda” com pescadores artesanais da Ilha, algo que reforçou o levantamento de informações em torno do monitoramento.

navegada_transversal4

 

navegada_transversal3

 

navegada_transversal

Rafaela França está animada:” “Eu sinto que a gente pode, sim, ajudar a comunidade. Que estamos sendo bem capacitados e que podemos contribuir muito para o diálogo entre a empresa e a sociedade, e acredito que nós vamos sim levar para o IBAMAalguns indicadores que poderão esclarecer e informar a comunidade”.

Essas são só algumas das atividades do projeto desenvolvidos em fevereiro, com resultados animadores, sendo que o processo de formação e implementação dos observatórios continua dentro do planejado.

 


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0