OBA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA NO EXERCÍCIO SIMULADO OPERACIONAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Em monitoramento, Noticias by peacpDeixe um Comentário

No dia 11 de abril, o Observatório de São Francisco de Itabapoana acompanhou oExercício Simulado Operacional de proteção do meio ambiente em caso de derramamento de óleo. O evento foi organizado pela Shell Brasil, que atua na exploração nos campos do Parque das Conchas e Bijupirá Salema.

Imagem

O simulado de resposta à emergência contou com uma atividade de articulação dos 06 Projetos de Educação Ambiental que são condicionantes de licença de E&P na Bacia de Campos, com área de atuação em São Francisco de Itabapoana.

Além de representantes do PEA – ObservAÇÃO, estiveram presentes membros dos seguintes projetos: QUIPEA, FOCO, REMA (http://www.projetorema.net/), NEA-BC(http://www.neabc.org.br/index.php ) e Pescarte. Os trabalhos destes projetos foram expostos durante o Simulado à sociedade local.

No dia do simulado, representantes de cada projeto chegaram a partir de 08h30 no local combinado (praça da igreja) e ali mesmo formou-se uma roda de conversa, onde todos contaram um pouco de seus projetos.

Imagem

Alaildo Gomes e Felipe Coutinho, dinamizador e diretor do OBA-SFIrespectivamente, expuseram os propósitos do PEA-ObservAÇÃO, narrando o momento que o OBA se encontra. Além disso, convidaram a todos para uma visita a sede, que se localiza em frente à praça.

Imagem

Todos foram convidados a almoçar juntamente com a equipe do simulado. Ao final, houve troca de emails e telefones para contato e o compromisso de estreitar laços.

O Exercício Simulado teve por objetivo treinar membros e organizações da comunidade local para os procedimentos necessários em caso de emergência, envolvendo exercícios práticos e simulados. Para isso, foram demonstradas práticas/procedimentos necessário sem situações de derramamento de óleo, através da mobilização de recursos (pessoas e equipamentos) e da aplicação de técnicas de limpeza e proteção da costa, de forma a demonstrar cenários previstos no PEI – Plano de Emergência Individual. 

Imagem

O exercício foi realizado na barra do Rio Itabapoana, que faz divisa com Presidente Kennedy. Houve um grande esforço de engajamento e preparação da comunidade de pesca, que resultou num dia de atividades realizadas com excelência pelos pescadores e sem nenhum acidente. Foram envolvidos 120 pescadores e pescadoras (de São Francisco de Itabapoana e Presidente Kennedy) e, no dia 11/04, havia mais de 200 pessoas no simulado, incluindo equipe da Shell, IBAMA, INEA, Marinha eProjeto Tamar.

 

simulado_foco-ensina-peas

Pôde-se assim testar na prática a estratégia de proteção a uma área sensível, verificar se os equipamentos são suficientes e se as pessoas estão devidamente treinadas.

Imagem

Imagem

Os integrantes do OBA-SFI fizeram registros fotográficos do evento, receberam os representantes dos PEAs presentes e, posteriormente, compartilharam as suas experiências com os outros integrantes do PEA-ObservAÇÃO.

Por meio desta iniciativa, foram repassadas variadas informações aos moradores locais e novas experiências foram por eles adquiridas. Além disso, a promoção de um espaço para trocas de experiências entre os representantes dos vários PEAs locais foi essencial para ampliar o diálogo e vislumbrar possíveis formas de articulação.

Imagem

Imagem


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0