DONA UIA, A LUTADORA DO SORRISO

Em Noticias by peacpDeixe um Comentário

O PEA Observação lamenta imensamente a perda de Dona Uia (Carivaldina Oliveira da Costa) e presta solidariedade aos familiares, assim como a todo o Quilombo da Rasa

Falecida nesta quarta-feira (10) provavelmente vítima da covid-19, Dona Uia nos abrilhantava com sua risada cativante e histórias de uma Búzios que não existe mais, onde o café era coletado do pé e moído fresquinho, o boitatá assustava as crianças, a casa de farinha garantia o alimento e os encontros animados. Histórias que constroem a identidade das famílias da Rasa e de um povo que luta e resiste. Histórias do Brasil. Mulher aguerrida, era uma grande liderança na luta pelo reconhecimento e direitos quilombola, deixando suas conquistas e exemplo como um precioso legado para as novas gerações.

Dona Uia lutava pelos seus, lutava pelo território, lutava pelo reconhecimento da comunidade quilombola, mas sempre com um sorriso no rosto. Ela foi e continua sendo uma referência quilombola e uma referência na luta por uma sociedade mais justa com todos os povos. E sempre com um sorriso no rosto.

Existe um provérbio africano que diz “quando se morre um ancião, vai com ele uma biblioteca”. Dona Uia era a nossa biblioteca, muitas e muitas vezes recorremos a sua sabedoria e gentileza para entendermos os conflitos tão profundos em Búzios. Somos muito gratos pela oportunidade de termos bebidos da sua fonte de sabedoria de valor incomensurável. E sempre com um sorriso no rosto.

O projeto também lamenta a perda dos senhores Dacil Pereira e José Luiz da Costa, ambos vítimas da pandemia e também quilombolas de Rasa. Para além de toda a dor de perder um ente querido, perder um mais velho significa a perda irreparável de histórias e de todo um conhecimento acumulado.

 

 

 

Compartilhar

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.