AGRICULTORES FAMILIARES LUTAM PELA PARTICIPAÇÃO NA FESTA DO FEIJÃO

Em Noticias por Observatório Rio das OstrasDeixe um Comentário

Tradicional festa realizada a 15 anos tinha pouca protagonismo dos agricultores familiares de Cantagalo

Após reuniões com a secretaria de turismo, o Instituto Federal Fluminense (IFF) de Cabo Frio, os agricultores familiares pleitearam a participação efetiva e sem a presença grandes restaurantes da cidade. Ficou decidido também que todas as barracas obrigatoriamente tem que ter em seu cardápio um prato utilizando os feijões produzidos na região. A festa será realizado no Galpão Socioambiental Pau Brasil, espaço de propriedade dos agricultores familiares de Cantagalo.

A festa vai acontecer nos dias 11,  12 e 13 de outubro, local onde foram realizadas  as festas anteriores. O IFF vai ministrar cursos rápidos e básicos de capacitações de segurança alimentar, habilidades básicas e técnica de cozinha entre outros, receitas de novos pratos de feijão, como por exemplo pudim de feijão , feijoada vegana. Estes cursos foram uma das condições da secretaria de turismo.

A agricultora familiar Patrícia França, uma das que irá participar  do curso e do evento disse: ”Como todos os anos , nos  plantamos o feijão ,e poder vender vários  pratos diferente do nosso feijão, é uma satisfação muito grande”. Muitos agricultores familiares de Cantagalo veem o evento como uma forma de escoar seus produtos e dar visibilidade a agricultura local.

Cultura local 

Pela primeira vez, os agricultores familiares, poder público e uma instituição federal se articulam para realização do evento. A realização deste evento, segundo os agricultores, fortalecerá a cultura local. Durante anos foi descaracterizada pelo poder público municipal, afastando os agricultores e tendo como protagonistas comerciantes de outros bairros da cidade.

 

 

Compartilhar

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.