AGRICULTORES FAMILIARES FAZEM CURSO DE BENEFICIAMENTO

Em Noticias by Observatório Rio das OstrasDeixe um Comentário

 

Aipim foi a matéria utilizada em formação que aplicou técnicas de aproveitamento integral de alimentos

Agricultores familiares solicitaram ao Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR)  um curso de capacitação no beneficiamento do aipim . Ocorrido entre setembro e outubro, o curso teve duração de três dias e atendeu 15 agricultores familiares, o curso foi em Cantagalo, Foram ensinadas varias técnicas de como beneficiar totalmente o aipim, o aproveitamento vai desde a folha até a casca. Alguns agricultores familiares viam somente a venda das caixas in natura como renda das suas plantações, Após o curso os agricultores familiares viram a possibilidades de aumentar suas rendas com o beneficiamento do produto. As agricultoras familiares aprenderam  sobre a higienização ,beneficiamento e apresentação do produto.

 

 

O curso foi ministrado pela instrutora Beatriz Miranda, formada em economia domestica. Segundo a instrutora ” todo o cuidado que devemos ter na escolha da mandioca e na higiene dos utensílios e equipamentos, interfere diretamente no valor agregado do produto”. Ela ainda complementa dizendo quê:” o aipim é  um alimento de grande interesse gastronômico na culinária brasileira, e tem a possibilidade de chegar a mesa do consumidor final em diversos pratos elaborado diretamente pelos agricultores, como: sorvetes, farofas, bolos, biju, tapioca, escondidinho, empadão entre outro, aumentando assim o retorno financeiro”.

Foi ensinado pratos de valores agregados e sofisticados para um aumento no valor do produto final. O aipim é um alimento de grande interesse na região, por se tratar de região litorânea , onde 80% dos pratos servidos , são acompanhados de aipim. O processamento do aipim é simples, mas exige cuidados com a seleção da matéria prima, com isso, a instrutora do curso ensinou técnicas inéditas para as agricultoras familiares. Assim, tornou-se possível a manufatura de produtos de melhor qualidade para o consumo e para a comercialização, durante esse curso, toda a alimentação foi elaborada pelas agricultoras familiares.

Nhoque de aipim á bolonhesa

GERAÇÃO DE RENDA

O curso trouxe conhecimentos, novas técnicas e oportunidades de ter um produto competitivo e atraente para o mercado. Com isso, ele tornou agricultoras familiares mais capacitadas e certificadas para o mercado. “Esse curso foi muito bom. Nos deu a capacidade de vermos outras formas de utilizarmos nossos produtos e, com isso, valorizarmos e obtermos um lucro maior.”, declarou Sandra Bandeira, agricultora familiar presente no curso. A partir do curso, a agricultora familiar passou  a vender seus produtos , não somente na feira, mas através de encomendas por telefones. Isto acabou gerando um aumento de renda, e diversificando sua lista de produtos pra venda

Compartilhar

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.