Ação formativa em monitoramento e avaliação

Em monitoramento, Noticias by peacpDeixe um Comentário

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2013 foi realizado um encontro do PEA-CP tendo como tema a Ação Formativa em Monitoramento e Avaliação.

A atividade foi mais uma etapa na ação formativa dos membros dos 10 OBA’s do PEA – CP que escolherem os temas monitorados nas reuniões de aprofundamento e escolha do tema, em agosto. (Para conhecer a escolha de cada município veja a matéria do blog http://peacampodepolvo.wordpress.com/2013/09/24/reuniao-de-aprofundamento-e-escolha-dos-temas/).

O evento aconteceu no Vilarejo Praia Hotel em Rio das Ostras, e contou com a participação de 52 pessoas: membros de todos os Observatórios Ambientais (OBA’S) envolvidos no projeto: Niterói, Araruama, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana; representantes do IBAMA e da BP.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Os observatórios têm por finalidade identificar, monitorar e encaminhar, nos seus municípios, os impactos da cadeia produtiva da indústria do petróleo e gás, utilizando diferentes ferramentas de pesquisa e de divulgação de resultados.

O encontro foi coordenado pela SOMA e teve como palestrante, o professor e instrutor Marcos Ortiz.

Imagem

Foram apresentadas todas as etapas do tema (processo, resultados e impacto), os conceitos de marco zero / linha de base, recorte, escala, indicadores, índices e monitoramento.  Os conceitos foram discutidos e aprofundados através de exercícios em grupo e debates sobre os resultados.

Imagem

Imagem

 

Em seguida, os membros de cada observatório se reuniram para determinar a pergunta geradora do processo e definir os indicadores que serão utilizados, preenchendo então as duas primeiras colunas da Matriz de Planificação de Monitoramento e Avaliação.

Para determinar a pergunta geradora tinham por base responder as seguintes questões: “O que o nosso observatório quer aprender com a prática do monitoramento?” e “O que podemos aprender com esse tema no nosso município?”.

Imagem

Imagem

Os objetivos do encontro foram alcançados. Foi um fim de semana de muito trabalho, participação e dedicação de todos, mas divertido também.

Imagem

Um ambiente positivo foi conseguido tanto nas tarefas em grupo, nos debates, assim como no tempo livre, e o entrosamento foi total entre todos os participantes.

Imagem

A Ação Formativa de Monitoramento continua. A partir de agora, o professor e instrutor, Marcos Ortiz, junto com a equipe SOMA, acompanhará cada município dando continuidade a essa primeira etapa. Será um processo de amadurecimento das perguntas geradoras, indicadores e avanço para os meios de verificação.

Veja o cronograma na aba “calendário” do blog PEA-CP (http://peacampodepolvo.wordpress.com/calendario/)


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0