UTILIZANDO AS VIVÊNCIAS PARA CONSTRUIR NOVAS AÇÕES

Em informe, Noticias por Observatório ArraialDeixe um Comentário

Recordando o monitoramento, pensando a continuidade

Em 2016, foram realizadas diversas atividades de monitoramento relativo aos objetivos do Observação  de Arraial do Cabo. Relatamos  um dos conflitos que os pescadores artesanais vivenciam que é a perda de territórios  para o turismo náutico. Foi apresentado o plano de trabalho do projeto aos pescadores  que conheceram as possibilidades  das ferramentas de comunicação popular que os auxiliaram em suas lutas. 

 

 

 

 

Houve a participação dos pescadores na produção de jornal mural com o objetivo de utilizar a ferramenta de comunicação popular no monitoramento dos impactos da cadeia produtiva do petróleo e também participaram de oficinas de audiovisual com elaboração de roteiro, técnicas de filmagem e como utilizar os equipamentos para a montagem do curta documental de 2016.

Observação em articulação e monitoramento

Durante o mês de maio, os PEAs (Projetos de Educação Ambiental), tais como Pescarte, Territórios do Petróleo e NEA-BC,  que atuam no Município se articularam com o PEA OBSERVAÇÃO para uma discussão sobre as atividades realizadas por cada um e as possíveis formas de articulação, promovendo assim uma integração entre projetos e promoção da cidadania para os grupos atendidos pelos mesmos.

Em outubro, os pescadores foram protagonistas na produção e participação do curta documental que abordou o monitoramento da manutenção da atividade pesqueira de Arraial do Cabo tendo como tema o Porto do Forno. No fim do mês de novembro, esse curta documental foi apresentado durante a devolutiva realizada na Casa da Cultura, no bairro Praia dos Anjos.

 

 

Por fim, foi realizada uma postagem sobre os mestres sabedores da cultura popular inaugurando o Museu Escola Naval, situado na Praia Grande. Este museu foi criado com o objetivo de resgatar o conhecimento dos mestres sabedores e para essa cultura popular seja transmitida aos moradores da cidade e para seus visitantes.

Pescadores artesanais propõe fórum em devolutiva

As atividades do PEA OBSERVAÇÃO encerraram com a devolutiva junto aos pescadores artesanais e membros da sociedade civil, a fim de compartilhar os resultados obtidos durante o monitoramento  de 2016. Realizou-se um debate sobre o Curta documental apresentado pela equipe e ficou acordado que em 2017 seria realizado um fórum popular com o objetivo de obter possibilidades para amenizar os conflitos entre o turismo náutico e a pesca artesanal na Resex- Mar.