TRAINEIRAS INVADEM A PESCA ARTESANAL

Em Noticias por Observatório São Francisco do ItabapoanaDeixe um Comentário

O Observação de São Francisco de Itabapoana vem realizando monitoramento sobre a pesca artesanal e através de conversa com pescadores locais descobriu que há uma disputa entre os pescadores artesanais e os pescadores de grandes embarcações (traineiras), que avançam cada vez mais sobre eles devido a perda de território para a indústria do petróleo, diminuindo cada vez mais as áreas de pesca.

Segundo o pescador de Barra do Itabapoana (SFI) Almir Alves Marvila que trabalha há décadas nessa profissão entende que o espaço é deles e fica cada vez mais difícil competir com as traineiras que tem equipamentos mais sofisticados e acabam levando tudo que tem pela frente: “Outro dia eles avançaram tanto que até a  âncora do barco do meu amigo levaram, saem arrastando tudo e a gente tem que ficar só olhando. É por isso que reconhecemos a diminuição do pescado, está tudo sem controle, o problema está aí, mas a solução ainda não apareceu”.

Os pescadores lastimam não terem apoio das autoridades competentes para fiscalizar este importante território e garantir seus direitos.

Pescador Almir

Pescador Almir no Observação São Francisco de Itabapoana