REUNIÃO PÚBLICA SOBRE A LAGOA DE ARARUAMA

Em Noticias por Observatório ArraialDeixe um Comentário

P1020813

O observatório OBSERVAÇÃO de Arraial do Cabo, participou no domingo dia 30 de agosto de 2015, da reunião pública sobre a poluição da Lagoa de Araruama em Figueira, distrito de Arraial do Cabo, promovida por representantes da associação NEA-BC ( Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos) em parceria dos núcleos operacionais de Araruama (Praia Seca) e Arraial do Cabo (Figueira).

O objetivo do evento foi de sensibilizar e mobilizar a população sobre a poluição, bem como o lançamento de efluentes na lagoa, alem de estabelecer diálogos com o poder público e adquirir informações acerca da demanda e estrutura existente nos municípios para a mitigação da poluição.

P1020816

 

Durante a reunião a população participou dos questionamentos aos órgãos públicos competentes sobre o controle da poluição da lagoa que é de extrema importância para subsistência e qualidade de vida dos mesmos.

Os órgãos competentes presentes foram: Concessionária Águas de Juturnaíba , Prolagos , ESAC (Empresa de Saneamento de Arraial do Cabo), Conselho de Saúde e do Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Sub-prefeitura de Praia Seca (Distrito de Araruama), Movimento SALVE A LAGOA e Vereador do Município de Arraial do Cabo.

A atividade demonstrou extrema importância para a população, composta principalmente de pescadores da região, onde possibilitou uma participação crítica para uma sociedade mais justa e sustentável na região de abrangência da lagoa.

Como devolutiva ficou acordado com os órgãos competentes, a marcação de uma segunda reunião pública onde os responsáveis pelas Concessionárias e Comitê de Bacias trarão documentos e informações sobre a real situação da Lagoa e sobre as ações de cada grupo na tentativa de despoluir a Lagoa.