CONSELHO DISCUTE TERMOS PARA ABERTURA DA BARRA

Em Noticias por Observatório São João da BarraDeixe um Comentário

Boca da barra será aberta mediante a análises de documentos sob responsabilidade da UENF

Na reunião do Conselho do Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG), realizado dia 10 de Maio foi aberto uma discursão sobre a abertura da barra do Açu. Esta reunião teve a presença do o chefe do PELAG e presidente do conselho Heron Costa, o Secretário Municipal de Pesca Analiel Viana, pescadores artesanais do Açu e Quixaba, PESCARTE e o representante do Observação São João da Barra Jorge Luís Barreto e também membro do conselho.

A pauta principal que era abertura da Barra do açu, foi decidida que ficaria sobre responsabilidade da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF) pela  pesquisa para verificar quais impactos possíveis poderão ocorrer e dessa forma serem responsáveis pelos danos.

A pesquisa feita pelos professores da Uenf servira como base para a abertura da barra. Alguns pescadores artesanais são contra essa abertura, afirmando que isso prejudicará a pesca em todo canal Quintingute e o ecossistema do Açu.

Abaixo-assinado

Foi feito em Quixaba um abaixo-assinado pelo pescadores artesanais para que seja feita a abertura da barra. No momento está se aguardando o agendamento de uma novo reunião que traga a solução definitiva para o conflito