PESQUISA REVELA NOVOS DADOS SOBRE CANTAGALO

Em Noticias por Observatório Rio das OstrasDeixe um Comentário

Segundo o INCRA, existem hoje 230 assentados na região

Em pesquisa realizada pelo Observação Rio das Ostras, sobre a atualização dos beneficiários do INCRA, revelou-se que existem hoje 286 assentados, onde os dados foram coletados do site do Instituto.

A lista de beneficiários foi atualizada pela segunda vez no ano de 2017 e o Observatório Rio das Ostras vem acompanhando esses dados oficiais para socializar com os agricultores familiares locais.

Cantagalo vem passando por uma crescente especulação imobiliária, segundo os agricultores familiares, muitas famílias que foram assentadas já não vivem mais no assentamento, alguns desistiram pela falta de subsídios e pela ausência do próprio INCRA.

Os agricultores familiares enfrentam dificuldades em se manterem na terra, principalmente por ser uma área de interesse industrial e pelas muitas empresas instaladas na Zona Especial de Negócios (ZEN) que estão ligadas direta e indiretamente a cadeia produtiva do petróleo e gás, com isso, a especulação imobiliária vem fazendo com que a descaracterização do território rural venha aumentando.

Agricultores familiares resistem 

Os agricultores familiares de Cantagalo tem lutado por melhores condições de vida e querem se manter na terra. Junto com o PEA Observação articulam ações para pleitear suas demandas e políticas públicas para buscar soluções das questões fundiárias.