PESCADORES SÃO CONTEMPLADOS COM ESTATÍSTICA PESQUEIRA

Em informe, Noticias por Observatório Cabo FrioDeixe um Comentário

Programa de estatística pesqueira evidenciará a produção de pescado na região

O Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP) é um projeto coordenado pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), com o objetivo de estimar a produção desembarcada, bem como as oscilações sazonais, além de identificar as embarcações e materiais utilizados pelos pescadores.

O projeto abrange o litoral do Estado do Rio de Janeiro e contou com um processo seletivo para a contratação de agentes e monitores de campo para diversos municípios. A seleção priorizou membros das comunidades pesqueiras locais pelo conhecimento das espécies e arte de pesca, proximidade com a comunidade e identificação dos locais de desembarque.

Em Cabo Frio, foram contratados três agentes de campo, sendo um para o Pontal de Santo Antônio, em Tamoios. Os agentes foram capacitados pela equipe da FIPERJ e receberam uniformes de identificação.

Em Tamoios, o selecionado foi o pescador artesanal da comunidade Marcelo Alves da Purificação, que já se encontra diariamente coletando os dados de desembarque no Pontal de Santo Antônio.

Importância da estatística pesqueira para os pescadores artesanais          

A estatística pesqueira mostrará dados exatos e oficiais da produção pesqueira das comunidades que são de extrema importância para fundamentar e elaborar políticas públicas para o setor.  Além de serem públicos, os dados poderão ser solicitados pelos pescadores como um extrato de produção individual servindo como comprovante de renda oficial.

A colaboração dos pescadores é essencial para o desenvolvimento e a fidedignidade do projeto.

 

Compartilhar

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.