PESCADORES RIBEIRINHOS CONQUISTAM TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DE NÚCLEO DA COLÔNIA

Em Noticias por Observatório Cabo FrioDeixe um Comentário

Ao fazer levantamento de demandas, os pescadores  e catadores de guaiamum de Tamoios solicitam à Colônia Z-4 uma capatazia na comunidade do Chavão 

A criação de um núcleo de base comunitário da colônia na região do Chavão pode facilitar a conquista de espaço, aquisição de documentos para legalização e reconhecimento da profissão e desenvolvimento de pesquisas voltadas para a manutenção da pesca artesanal e a captura do guaiamum.  Esta foi a demanda encaminhada em uma reunião de acompanhamento do Projeto de Educação Ambiental Observação Cabo Frio junto aos ribeirinhos, que não se opuseram à proposta da colônia Z-4 e aprovaram a implementação desse núcleo na região do Chavão.

Essa demanda foi encaminhada ao presidente da câmara de Vereadores a fim de pleitear a doação do um terreno para construção do núcleo e também expuseram a carência de políticas públicas locais, como: transporte, coleta seletiva e iluminação. A proposta foi apresentada aos vereadores e aprovada por unanimidade no dia 17 de abril. Estiveram presentes, pescadores ribeirinhos, o presidente da colônia Z-4, os pea’s Observação Cabo Frio e Pescarte.

Solidariedade e cooperação entre os pescadores e catadores de guaiamum

Após conquistar o terreno, os pescadores de guaiamum reforçam a importância da necessidade  de organização e mobilização para conquista de direitos, e com isto se fortalecem na busca da alteração do período de defeso do guaiamum e da luta contra portaria 445.

No dia 15 de abril, foi realizado  assembleia extraordinária  da Colônia Z-4, conduzida pelo  presidente Alexandre Marques que fez a leitura do artigo, contido no estatuto, que permite a criação deste núcleo da capatazia que foi aprovado por unanimidade. Os pescadores presentes propuseram que se a prefeitura fizesse a doação do terreno, sendo responsabilidade dos pescadores a busca de doações de materiais para construção do núcleo e a construção que será realizado a partir de um mutirão.