PESCADORES PARTICIPAM DE AÇÃO DA SAÚDE

Em monitoramento, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Iniciativa do Observatório Araruama, em diálogo com os pescadores, pode gerar dados para o monitoramento da lagoa.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento em Pesca, em parceria com a Secretaria de Saúde (saúde Coletiva) e o Observatório Araruama organizaram, na Colonia Z-28, uma grande ação de atendimentos médicos. Na atividade os pescadores e seus familiares puderam realizar exames e consultas com um dermatologista e um clinico geral, assim como agendamentos de exames e laboratoriais.

P1060211

Pescadores e seus familiares realizando exames médicos na Colônia Z-28.

A construção da ação.

Essa ação vem a atender uma das demandas colocadas pelos pescadores que participam do Projeto Observação, que relataram que alguns companheiros de trabalho vem apresentando problemas dermatológicos. Em consequência deste relato, o Observatório articulou um reunião entre os pescadores e as Secretarias Municipais de Saúde e Pesca, onde foi formalizado pelo poder público o “Projeto Saúde”, para atender a comunidade pesqueira da lagoa de Araruama. A ação ocorreu no dia 29 de julho, data escolhida por por ser o Dia do Pescador.

 

 

P1060242Monitorando com a ferramenta de Audiovisual

Essa ação também possibilitará a coleta pelo Observatório de informações e dados importantes que possam relacionar as doenças na pele dos pescadores com a poluição da Laguna de Araruama, atendendo a mais uma demanda identificada pelos pescadores e ao monitoramento do Observação.

 

fotinha 1

A ferramenta de audiovisual foi utilizada como meio de registrar algumas destas informações por meio de entrevistas com alguns pescadores e profissionais da área medica presentes no local. Todos relataram esta configuração da relação doença x poluição.

Avaliação Geral.

Podemos dizer que o evento foi bem proveitoso, tanto para os pescadores, que tiveram acesso a serviços que muitas vezes não conseguem com facilidade, devido aos problemas ocorridos no setor da saúde, quanto para o Observatório, que pôde coletar informações importantes para o monitoramento dos impactos da cadeia produtiva do petróleo.

P1060220