PESCADORES E PROJETOS SÓCIOAMBIENTAIS SE ARTICULAM EM TAMOIOS

Em Noticias por peacpDeixe um Comentário

No dia 16 de março foi realizado um evento organizado pelo projeto Pescarte no Pontal de Santo Antônio com os pescadores artesanais locais e os projetos OBSERVAÇÃO, NEA-BC, TERRITÓRIOS DO PETRÓLEO e a Fundação Estadual de Pesca do Rio de Janeiro(FIPERJ), assim como o Sr Alexandre, presidente da colônia Z4, e Sr Claudecir, representante da Associação de pesca de Tamoios.

O Pescarte falou do projeto e das comunidades que serão atendidas: Gamboa, Praia do Siqueira e Tamoios. O objetivo é geração de renda para o pescador artesanal. E o primeiro ciclo irá ter a duração de dois anos onde serão oferecidos cursos de letramento digital entre outros, além de um questionário socioeconômico. Acontecerão dois encontros municipais e regionais entres os pescadores das comunidades contempladas.

Durante a atividade os pescadores relataram as dificuldades enfrentadas no dia a dia de sua atividade, tais como: falta de infraestrutura, na manutenção das embarcações e na comercialização e limpeza do pescado, entre muitos outros problemas. Todos concordaram que é muito importante também a construção de um cais.

A Fiperj, sinalizou que seus técnicos podem ajudar os pescadores a fazer projetos específicos para conseguir financiamento, acessar linhas de créditos, regularizar documentação necessária, realizar cursos de beneficiamento e boas práticas do pescado, entre outros.

No fim do encontro ficou marcado uma outra reunião com os pescadores, FIPERJ e OBA CABO FRIO.