PESCADORES DISCUTEM SAÚDE PÚBLICA

Em informe, Noticias por Observatório São Francisco do ItabapoanaDeixe um Comentário

Em roda de conversa realizada pelo projeto REMA foram abordados temas demandado pelos pescadores  

 A roda de conversa foi uma demanda dos pescadores artesanais, que alegaram falta de informação sobre saúde pública e foi realizada na sede do REMA de São Francisco e conduzido pelo doutor Nathan Kamliot, médico especialista na área de saúde pública.

 Na roda de conversa estavam presentes pescadores e pescadoras artesanais locais, Observação São Francisco  e participantes do Projeto Foco. Foram tiradas dúvidas sobre vários tipos de doenças e tipos de exames, principalmente os de próstata, que é o que mais preocupa os homens. Uma atividade em que os participantes mostraram bastante interesse em conhecer melhor os sintomas de várias doenças e de como preveni-las e tratá-las.

Observação fala do pedido de audiência 

Foi dada a oportunidade para o Projeto Observação falar a respeito do pedido de audiência pública sobre o assoreamento do Rio Itabapoana que impacta a pesca em Barra do Itabapoana, Lagoa Feia, canal do Rio Paraíba do Sul em Gargaú e a Boca da Barra em Guaxindiba, essas demandas foram trazida pelos pescadores e pescadoras dessas comunidades pesqueiras. Foram discutidas as dificuldades de se conseguir uma audiência pública que envolve um problema de grande impacto direto na pesca artesanal local.

No final da roda de conversa, a equipe do projeto REMA distribuiu um formulário com vários temas, entre eles: doenças sexualmente transmissíveis ( DST), Políticas Públicas e Saúde Pública. Os participantes escolheram Saúde Pública como o tema do próximo encontro, que será realizado em setembro.