PESCADORES ARTESANAIS SE REÚNEM COM PORTO CENTRAL

Em informe, Noticias por Observatório São Francisco do ItabapoanaDeixe um Comentário

Reunião de apresentação do Plano de Compensação de Atividade Pesqueira (PCAP)  do Porto Central teve a participação de Pescadores artesanais,PEA Observação,moradores locais e representantes da colônia Z1

No dia de 18 de Setembro a equipe da Econservation fez uma reunião  para atualizar as informações do PCAP do Porto Central, que a 2 anos atrás, um ciclo de reuniões foram feitas para apresentar o projeto do Porto Central, que será um empreendimento construído entre as localidades de Marobá e Praia das Neves-ES próximos a Barra do Itabapoana. As informações passadas é que o projeto sofreu algumas mudanças e o descarte que seria depositado em área pertencente ao Espírito Santo agora será em área do estado do Rio de Janeiro próximo a Barra do Itabapoana.

Os pescadores presentes questionaram sobres os impactos causados na área em que será feito esse descarte de sedimentos, alegaram que esse é o único pesqueiro onde pescam camarão e corvina. Os representantes responderam que está sendo feito uma pesquisa sobre o número de pescados e quais espécies existentes na área.O pedido de compensação foi feito  pela Colônia Z1 onde a compensação seria utilizada para  cursos,POP= Pescador Profissional Nível I,MAC= Marinheiro Auxiliar de Convés e PEP= Pescador Especializado e um auditório que será construído na capatazia em Barra do Itabapoana.

Sobre o Porto central

O Porto Central é um grande empreendimento Portuário que será construído no Município de Presidente Kennedy- ES que faz divisa com o Município de São Francisco de Itabapoana-RJ.