PESCADORES ARTESANAIS SE MOBILIZAM E PEDEM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em Noticias por Observatório São Francisco do ItabapoanaDeixe um Comentário

Pedido de audiência pública sobre o desassoreamento em rios de São Francisco de Itabapoana foi protocolado na Câmara de Vereadores

Foi protocolado na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, na quinta  (07), o pedido de audiência pública que os pescadores das comunidades de Barra do Itabapoana, Lagoa Feia, Guaxindiba e Gargaú fizeram para reivindicar o desassoreamento da foz do Rio Itabapoana, o canal da boca da barra de Guaxindiba e também de Gargaú. Aproximadamente um grupo de 20 pescadores, membros de PEAs  estiveram presentes nesta ação representando a comunidade de pescadores artesanais.

 Pescadores e Pea observação na câmara

Pescadores e PEA Observação na câmara

Os pescadores dessas comunidades vêm se mobilizando através de encontros com os projetos de educação ambiental Observação e Pescarte   e apontaram entre  suas demandas, o processo de desassoreamento dos rios Itabapoana e o Paraíba. Por esse motivo, eles decidiram fazer o abaixo – assinado e protocolar na Câmara de Vereadores do município, exigindo providências urgentes em relação a esse problema que vem dificultando a pesca artesanal no município.

Assoreamento afeta a pesca artesanal local

Os pescadores dessa região estão tento dificuldades com a entrada e saída dos rios Paraíba do Sul e Itabapoana por causa do assoreamento da foz, por conta dessa situação eles estão sendo obrigados a procurarem outros municípios para manutenção das atividades pesqueiras. A região já foi um grande polo pesqueira e hoje atravessa uma grande dificuldade na cadeia produtiva de pescados, tendo o assoreamento como uma das causas.

Pescador Almir Protocolando o abaixo assinado

Pescador Almir Marvila protocolando audiência pública

Reunião em 2015 foi o inicio do processo

A iniciativa dos pescadores artesanais partiu após a espera de quase um ano pelas medidas encaminhadas em uma reunião na sede do Inea entre o órgão, prefeito,vereador,secretário de São Francisco de Itabapoana, colônia e representante dos pescadores.