AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE POLUIÇÃO TEM PESCADOR NA MESA DE DEBATE

Em Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Pescadores artesanais participam da segunda audiência pública sobre a despoluição da laguna de Araruama

O pescador artesanal Eli da Costa ao ter a oportunidade de fala, destacou as inúmeras problemáticas da exploração da laguna pela concessionária e suas consequências negativas para a laguna e para os pescadores artesanais. Já o representante da colônia de pescadores de Cabo Frio, Alexandre Marques enfatizou que a lagoa não está morta, e que, de acordo com a última estatística pesqueira da FIPERJ, foram descarregadas 96 toneladas de peixe e de crustáceo. Atualmente somente o município de Iguaba Grande realiza uma estatística pesqueira por conta própria e, segundo a fala do presidente da Colônia Z-4, o mês de março está sendo muito bom para pesca.

Ele destacou também a importância da dragagem em Cabo Frio, pois o assoreamento segundo ele, está prejudicando a passagem das embarcações, além disso a oxigenação da água e o fluxo de peixe, Alexandre ainda incluiu a importância da verificação da data referente ao defeso, pois ele não se encontra em acordo com a desova de algumas espécies de crustáceo da laguna de Araruama, principalmente o camarão.

Esta foi a segunda Audiência Pública pela despoluição da laguna de Araruama na câmara municipal de São Pedro da Aldeia, no dia 26 de março de 2018, onde contou com a participação de pescadores artesanais, representantes do Projeto Observação Araruama, associação Raízes (antigo projeto NEA-BC), representantes do Conselho Federal da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), os deputados estaduais Marcia Jeovani, Silas Bento e Figueiredo, e representantes das concessionárias Águas de Juturnaíba e Prolagos.

Antes do debate, foi exibido o filme “O Dilema do Pescador”, que aborda as demandas e condições de trabalho dos pescadores artesanais da laguna de Araruama. Logo em seguida houve o debate sobre as condições ambientais da laguna e os impactos provocados pelo lançamento de esgoto, muitas vezes in natura, relatos que foram levados para a mesa do debate pelo pescador.

Desbravando Conquistas

A importância da participação do pescador possibilitou o agendamento de uma reunião com um especialista em regularização de benefícios como o defeso para esclarecer dúvidas sobre inclusão e regularização das documentações.