PESCADORES ARTESANAIS ELABORAM PROPOSTA PARA PORTARIA IBAMA Nº 82

Em Noticias por Observatório Cabo FrioDeixe um Comentário

Após mobilizar órgãos ambientais, a categoria redigiu documento que altera ordenamento pesqueiro no rio São João

A Colônia  Z4  e Associação dos pescadores de Santo Antônio prepararam uma proposta que visa alterar a portaria nº 82, este documento proíbe a pesca artesanal, permitindo apenas a pesca de subsistência no rio São João, restringindo a atuação dos pescadores artesanais que dependem da pesca no rio.

Foto:

A criação deste documento foi resultado de uma mobilização que reuniu representantes da categoria e o ICMBio que, após reuniões ocorridas ao longo de 2016, reuniu as principais reivindicações dos pescadores e concluíram que a restrição em questão provoca sérios prejuízos ao pescador artesanal.

Principal atividade de sustento

Até o momento só é permitido a pesca de linha de mão e caniço com a finalidade de subsistência. Porém, os pescadores têm o rio São João como principal atividade de sustento e que contribui para movimentar a economia local.

A minuta foi assinada por diversas entidades e será entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em encontro que acontece no próximo dia 27 (terça-feira), e conta com todos representantes envolvidos na proposta.