PESCADORES ARTESANAIS DEBATEM CONFLITOS DA LAGUNA DE ARARUAMA

Em monitoramento, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Em devolutiva, pescadores artesanais e Observatório Araruama apresentam curta documental “Destino: Araruama”

Após a apresentação do curta documental foi realizado um debate onde foram colocadas questões relacionadas aos conflitos mostrados no curta como o crescimento demográfico sem planejamento e a poluição da laguna. Um dos pontos debatidos foi à perda do território dos pescadores artesanais devido à expansão populacional, onde foi detectado o aumento da poluição prejudicando a qualidade do trabalho.

p1070330-1024x768

O curta documental, produzido juntamente com os pescadores artesanais da Laguna de Araruama, foi apresentado no dia 25 de novembro no auditório do Colégio Araruama. Essa apresentação é o fechamento do trabalho realizado durante o ano de 2016 junto aos pescadores artes
anais.

Novos conflitos

p1070341Os pescadores artesanais expressaram no debate alguns conflitos que estão dificultando seu trabalho como a preocupação deles relacionadas com o aumento de embarcações nos locais de pesca diminuindo a quantidade de pescados, onde na maioria das vezes essas embarcações não são de pescadores profissionais. Outro conflito colocado foi a preocupação da possível perda do seu espaço de trabalho pelo poder público que vem questionando que as embarcações estão prejudicando a paisagem da Laguna, pois o espaço seria um ponto turístico. Esses novos conflitos ficaram acordado pelo grupo do observatório e pelos pescadores artesanais serem debatidos na volta dos trabalhos no início do ano de 2017.