Pescadores artesanais de Araruama debatem condições da pesca

Em informe, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Cine debate reúne representantes do poder público e da pesca para ouvir reivindicações apresentadas em curta documental

Os pescadores relatam a falta de interesse do poder público local com a atividade pesqueira da laguna e se posicionam sobre os conflitos apresentados no filme “Destino: Araruama”, que mostra a  inviabilização da pesca na laguna de Araruama. O superintendente de  Ambiente, Izaias Pereira, afirmou que algumas demandas apresentadas pelos pescadores não poderiam ser atendidas por motivos legais, porém outras, como, por exemplo, o recolhimento dos resíduos dos peixes, podem ser solucionadas através de parcerias.

Izaias também elogiou a iniciativa de reunir poder público municipal e pescadores artesanais para debater melhorias para a pesca local. Já o pescador caiçara, Claudio França, cobrou uma fiscalização dos governantes na pesca e na criação de campanhas de sensibilização sobre os problemas da pesca e suas possíveis soluções dessa atividade profissional.

Participaram do cine debate os pescadores artesanais da laguna de Araruama, Nadrijane Santos, presidente da colônia Z-28, Luis Trinta, coordenador do curso técnico de meio ambiente, e Izaias Pereira, superintendente de Ambiente, e pelos estagiários do Instituto Estadual do Ambiental, Matheus Gonzales e Suanne Pessanha.