PESCADORES ARTESANAIS COBRAM MAIS PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM ARARUAMA

Em monitoramento, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Primeira reunião do conselho de Meio Ambiental é marcado por pedido de melhor atuação da empresa de saneamento básico e retorno de atividades do conselho municipal para pescadores artesanais

A reunião  abordou pontos importantes em relação a poluição da laguna. O pescador Lúcio Nascimento questionou o fato  da empresa Águas de Juturnaíba despejar esgoto na laguna nos períodos de chuva muito forte na cidade. O representante da concessionaria Águas de Juturnaíba, responsável pelo saneamento básico do município, explicou que a concessionaria está cumprindo o contrato de concessão no qual permite o sistema de captação em tempo seco utilizado pela empresa da captação do esgoto da cidade. Reforçando a fala do pescador Lúcio, o Observação solicitou resposta sobre uma “mancha verde” que sempre aparece na laguna próximo a comunidade pesqueira Ponte dos leites, onde deságua o rio das Moças, utilizado pela empresa para despejo do efluente tratado.

Em resposta, o representante da Juturnaíba afirmou que algumas providencias já foram tomadas e já estão realizando análises da água daquele local. O Observação requisitou que a análise da água seja ponto de pauta para a próxima reunião, agendada para toda terceira segunda-feira do mês na câmara dos vereadores.

 

 O secretario Claudio Barreto declarou que a convocação do Conselho de Desenvolvimento sustentável da agricultura e pesca sairá em breve, mas sem data definida, e terá a missão de discutir as demandas dos pescadores artesanais. 

Pescadores cobram retorno de reuniões de conselhos municipais

Após cobrança dos pescadores artesanais, os Projetos de Educação Ambiental Observação e NEA-BC protocolaram um ofício solicitando uma convocação do conselho que foi atendido prontamente pela secretaria de Meio Ambiente. A primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) na qual participaram os pescadores artesanais, INEA, a concessionaria Águas de Juturnaíba, Projeto de Educação Ambiental NEA-BC, Observatório Social e o Projeto Observação Araruama aconteceu no dia 02 de março, no espaço da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca. A última reunião do COMDEMA foi realizada no dia 7 de novembro de 2017 e depois não ocorreu mais encontro.