PESCADORES ARTESANAIS ATUAM EM ESPAÇOS DE DECISÕES MUNICIPAIS

Em informe, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Pescadores de Araruama estão ocupando os principais espaços de participação municipal 

O Observação Araruama vem mobilizando os pescadores artesanais a participarem dos conselhos municipais, comitês e comissões reivindicando seus direitos nesses espaços de decisões que viabilizam as políticas públicas para essa comunidade tradicional.

O Observação Araruama integra o Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João participando efetivamente da câmara técnica de monitoramento, pesca e Aquicultura, Saneamento e Educação Ambiental e, também, no Conselho de Meio Ambiente que tem o pescador Alpheu Ferreira Filho como titular junto ao Observação Araruama.

O Comitê de Bacias foi instituído visando o aprimoramento sustentado dos recursos naturais e recuperação ambiental com o objetivo de conservar os corpos hídricos, sobretudo àquele que interfere diretamente na atividade pesqueira, como a Laguna de Araruama. Esta bacia hidrográfica forma o maior ecossistema lagunar em estado permanente no mundo, com 4.040 km² e a participação do pescador neste comitê é necessária, pois ali são tomadas decisões que podem interferir na qualidade da vida marinha da laguna, seu principal espaço de trabalho.

 

Já a participação dos pescadores artesanais no Conselho Municipal de Meio Ambiente tem a missão de opinar e assessorar o poder executivo municipal em políticas públicas relativas ao meio ambiente.

Entendemos que a opinião dos pescadores artesanais sobre possíveis soluções para o uso dos recursos naturais é de grande importância pois, além da laguna ser um importante ecossistema da região é o próprio espaço de trabalho dos pescadores.

 

Segue abaixo informações sobre os órgãos responsáveis pelas políticas da pesca:

Prefeita: Livia Soares Bello da Silva

End: Avenida John Kennedy, 120, Centro, Cep: 28970-000

Tel: 22 2665-2121

  • Secretária Municipal de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca

Secretario: Claudio Leão Barreto.

Rua Professor Baster Pillar, s/nº, Parque Hotel, Araruama.

  • Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João

Diretor: Leandro Coutinho Mattos

INEA: Rua Bernardo Vasconcellos, Nº:747, Centro, Araruama.