PESCADORAS PARTICIPAM DE OFICINA DO PLANO DE MANEJO

Em Noticias por Observatório ArraialDeixe um Comentário

A Resex-Mar de Arraial do Cabo realiza oficinas para construção do plano de manejo

Mulheres da pesca artesanal participam da construção do plano de manejo da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (Resex-Mar AC). Mais um importante passo em defesa da pesca artesanal e dos direitos dos povos tradicionais. O plano de manejo é um ordenamento jurídico que determina diretrizes de uso dessa Unidade de Conservação (UC).

As mulheres apresentaram as propostas para “definição de áreas de acessos aos pesqueiros”, na “revisão, identificação e categorização de pescadores da reserva” e na “localização de áreas para aquicultura”. Desempenhando um papel central na implementação dessas ideias neste documento.

Mulheres presente na elaboração do plano de manejo da Resex-Mar Arraial do Cabo

A oficina foi realizada com a colaboração do ICMbio, da Associação da Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo – Aremac, da Colônia Z-5, da secretaria de Meio Ambiente de Arraial do Cabo e auditado por técnicos do órgão ambiental fiscalizador.

Mulheres da pesca em ação 

A pescadora e artesãs da comunidade da Prainha, Cleusa Rocha, moradora da Prainha e atual presidente da cooperativa Sol, Salga e Arte, criada em 2016, também atua como titular do conselho da Resex-Mar Arraial do Cabo ao lado de outra pescadora, Conceição Margareth, moradora da Praia Grande. Esta, é diretora da cooperativa Mulheres Nativa e como suplente do Conselho defende os direitos das pescadoras e pescadores de forma ativa.