PESCADORAS E PESCADORES DE ARRAIAL DO CABO PARTICIPAM DE DEVOLUTIVA

Em Noticias por Observatório ArraialDeixe um Comentário

A devolutiva da Associação Observação Arraial do Cabo aconteceu em 03 de dezembro no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus avançado Arraial do Cabo, estiveram presentes representantes de Instituições Públicas e Privadas: Municipais, Estaduais e Federais, o Terceiro Setor e os membros da Cooperativa Salga, Sol e Arte. O evento iniciou com a apresentação da História da Associação Observação Arraial do Cabo, seu processo de organização e as ações junto aos sujeitos prioritários (pescadores, pescadoras, artesãs e marisqueiras) do município de Arraial do Cabo, em especial do bairro Prainha.

P1030526

P1030532

P1030529

O espaço foi ornamentado com os artesanatos produzidos pela Cooperativa Salga, Sol e Arte (bijuterias feitas com sobras de peixes e moluscos) e canoas em miniaturas produzidas a partir de sobras de madeiras e um mural de fotos com a linha do tempo das atividades realizadas pelo Observação de Arraial do Cabo em 2015. Em um segundo momento foi realizada a exibição do curta documental: “Salga, Sol e Arte: Um relato de luta”, onde os sujeitos prioritários emocionaram-se ao deparar-se com suas histórias de vida e conquistas. Durante o debate mostraram-se indignados com o descaso em relação as políticas públicas em relação voltadas a cadeia produtiva da pesca artesanal e suas perdas territoriais em áreas de terra e mar. As pescadoras e pescadores artesanais de Arraial do Cabo se propuseram a participar de atividades que gerem continuidade na luta pelos seus direitos.

Foram homenageados alguns pescadores e pescadoras: Beatriz Fernandes Barbosa (Tija) Arildo e Bonino (Doc) que foram  precursores das atividades da pesca artesanal na cidade. A devolutiva foi finalizada com a degustação de um buffet, que foi preparado pelas mulheres da Cooperativa Salga, Sol e Arte, através do beneficiamento do pescado.

P1030565

P1030515

P1030520P1030502