PESCADOR DE GUAIAMUM TOMA POSSE EM CONSELHO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE CABO FRIO

Em Noticias por Observatório Cabo FrioDeixe um Comentário

Em busca de atuar em espaços de debates e decisões os pescadores do Chavão indicam representante para ocupar cadeira no Conselho do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado

O Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado foi criado em 1997 e é uma unidade de proteção integral dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João, que tem como objetivo a defesa dos últimos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica, promover pesquisas científicas, desenvolver ações de educação ambiental e turismo ecológico. O parque foi inaugurado em 2015 com a missão de facilitar a fiscalização ao redor do Rio São João, pois a área sofre constantemente invasões de construções irregulares e agressão ao meio ambiente.

Parque Natural Mico Leão Dourado foi municipalizado em 2018. Foto: Roberto dos Santos

O parque ficou fechado por dois anos e com a reinauguração que ocorreu em 2018 o parque passou a ter guarda-parques e agentes municipais.

No dia 17 de janeiro, o pescador Roberto Viana dos Santos foi indicado pelos pescadores de guaiamum da sua comunidade para compor a comissão do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado através do Observação Cabo Frio. A sua participação tem como objetivo gerir o parque em articulação com o poder público e entidades que trabalham na região. Os gestores concluirão o plano de manejo que vai orientar a visitação, abertura das trilhas e como desenvolver intercâmbios entre as escolas da região.

Compartilhar

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.