PESCADOR ARTESANAL COLHE FRUTOS DE SUA LUTA

Em Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Articulação entre pescadores, setor público e organizações do setor pesqueiro resulta em agenda de luta por melhores condições para a categoria 

Durante o ano de 2016, o primeiro contato com os pescadores artesanais da Laguna de Araruama com a Associação Observação de Araruama foi para reconhecer as demandas dos pescadores artesanais.

A partir desse contato, a sede do Observatório foi espaço para que os sujeitos prioritários se apropriassem das ferramentas de comunicação popular através das oficinas de jornal mural e web radio, ferramentas de comunicação popular que foram utilizados no monitoramento dos conflitos vivenciados por esse grupo.

Com isso, conseguimos levar aos órgãos públicos responsáveis as reivindicações dos pescadores que resultaram no roteiro do curta documental que faz uma relação dos impactos da cadeia produtiva com o crescimento demográfico na cidade.

Para construir esse vídeo foram realizadas entrevistas com pescadores,  moradores da cidade de Araruama e especialistas sobre o tema apresentado.

Essa construção teve a participação dos pescadores artesanais e foi apresentado na devolutiva realizada no final de ano que reuniu pescadores, representantes de órgãos públicos e de projetos locais,  e demais convidados. Após a apresentação do curta, houve um debate acerca dos conflitos apresentados e dos temas que serão encaminhados para o ano de 2017.

Esperamos uma transformação nas atividades dos pescadores artesanais de Araruama, pois houve uma sensibilização poder público da cidade com a história contada no curta documental. Foi construído uma agenda entre os pescadores e órgãos públicos como a Secretaria de Ambiente, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Pesca e representantes da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) juntamente com o Observatório Araruama para buscar soluções para a pesca artesanal da cidade.