PCAP É APRESENTADO PARA PESCADORES ARTESANAIS

Em informe, Noticias por Observatório São Francisco do ItabapoanaDeixe um Comentário

Pescadores, moradores e Observação participam de reunião com representantes do Porto Central 

Foi realizada em Barra do Itabapoana-SFI no salão da Igreja Matriz, uma reunião com pescadores, moradores locais e representantes da Econservation, empresa que faz estudos e projetos ambientais para falar das mudanças na construção do porto.

O Porto Central é um complexo multiuso com infraestrutura para atender indústrias e de serviços que dão suporte a indústria de petróleo, operação de contêineres, graneis sólidos e líquidos, carga geral e veículos. Eles explicaram que a dois anos atrás teve um ciclo de reuniões para mostrar o projeto do porto que será construído entre Marobá e Praia da Neves-E.S, e que  agora esse projeto sofreu algumas mudanças. O descarte dos sedimentos será feito próximo a Barra do Itabapoana.

Falaram aos pescadores que está sendo feito um levantamento sobre a quantidade de pescados e quais espécies existentes na área em que será feito esse descarte para avaliarem os impactos que serão causados nas áreas pesqueiras, os pescadores não aceitam serem impactados dessa forma e questionam sobre esses impactos causados na área que eles pescam.

A Presidente da Colônia Z1, Diviane Chagas, pediu como forma de compensação que sejam realizados cursos de capacitação para os pescadores de Pescador profissional nível 1(POP),  Pescador Especializado (PEP), Marinheiro Auxiliar de Convés(MAC) e a construção de uma sala de reuniões.