PALESTRA DEBATE LAGUNA DE ARARUAMA

Em informe, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Bacia Hidrográfica Lagos São João foi o tema central

A convite do presidente da Associação de Moradores e Amigos do bairro Areal, Armando Rocha, o Observatório Araruama apresentou uma palestra com o tema Bacia Hidrográfica Lagos São João. A palestra foi realizada na sede da Associação na terça-feira (25/10) com o objetivo de mobilizar os moradores para participar das decisões que envolvem o nosso ecossistema, a laguna de Araruama que atualmente se encontra prejudicada pelos impactos provocados pela ação humana.

p1070252Além do Observatório, o evento contou  com a presença da Geovana Rangel, representante do NEA-BC, do pescador artesanal Ivo de Jesus representando a colônia Z-28 e participante do Projeto Observação e alguns integrantes da Associação de Moradores. O pescador Ivo de Jesus trouxe para o bojo da discussão informações pertinentes ao assunto, já que trabalha diretamente com a laguna e conhece de perto os problemas que estão ocorrendo e consequentemente prejudicando o trabalho e qualidade de vida dos pescadores artesanais. 

A palestra foi ministrada pelo participante Flavio Gomes, biólogo e voluntário do Projeto Observação, que apresentou a importância de conhecer a região hidrográfica que estão inseridos para que  haja uma participação nas discussões  das decisões em relação ao planejamento do uso dos recursos hídricos.

Um dos temas apresentados e solicitados pelo presidente da Associação foi a questão da Laguna de Araruama que sofre com a poluição devido aos lançamentos de efluentes. Flavio Gomes, especialista em ecologia marinha, ressaltou a importância da participação da sociedade civil nos setores responsáveis pelas decisões que irão influenciar na qualidade da laguna, como por exemplo a questão da dragagem que é utilizada como ferramenta de resolução do problema do assoreamento que foi aprovada no Comitê de Bacias Lagos São João.

Conhecer antes de questionar

O Observatório Araruama através da palestra destacou a importância da  organização social nos conflitos que envolvem a comunidade, sendo importante a participação da sociedade civil nas discussões. A palestra objetivou socializar informações sobre o espaço e suas interferências para que seja reivindicar possíveis soluções.