OBSERVATÓRIO MONITORA PESCADORES DA BALEIA

Em agenda, monitoramento, Noticias por peacpDeixe um Comentário

A Associação Observação de São Pedro da Aldeia (OBA SPA), realizou uma visita a Praia da Baleia para averiguar a situação dos pescadores da orla da Laguna de Araruama, que estão sendo retirados de suas residências para serem relocados para apartamentos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

No dia 7 de fevereiro de 2015, o OBA SPA visitou os pescadores da Praia da Baleia, como parte de suas atividades de monitoramento do Projeto de Educação Ambiental do Campo de Polvo (PEA CP).  A visita teve como objetivo coletar informações sobre a implantação do Programa Minha Casa, Minha vida, que pretende relocar grande parte dos moradores que residem as margens da Laguna de Araruama.

Os moradores manifestaram diferentes opiniões sobre o tema. Os pescadores artesanais alegam que a mudança de casa irá dificultar suas atividades devido á distância do local da nova moradia para sua área de pesca. “Lá não vai ter nem área para botar os materiais…” relatou Iranir Sampaio Costa. Moradora há 30 anos no local, ela também afirma que possui fortes vínculos afetivos e de identidade com a praia  e que a estrutura da nova casa é inferior á sua atual moradia. Já outros moradores acreditam que a mudança será benéfica.

O OBA SPA segue monitorando as negociações entre a Prefeitura e os moradores para adequação do programa às necessidades da comunidade pesqueira da Praia da Baleia.