OBSERVAÇÃO RECEBE A VISITA DE UNIVERSITÁRIA NORUEGUESA

Em informe, Noticias por Observatório São Francisco do ItabapoanaDeixe um Comentário

Projeto Foco traz universitária que faz pesquisa sobre a questão do petróleo na vida das pessoas 

Foi recebido pelo Observatório no dia 27 de abril, a Srª  Virginia, coordenadora da TRASNFORMAR, consultoria que presta assessoria ao projeto FOCO que atende as mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal no município de São Francisco do Itabapoana e São João da Barra.

Visita do Projeto FOCO ao Observação SFI

O projeto FOCO acompanhou as pescadoras e a universitária da Universidade do Bergen Noruega, Iselin Asedotter Stronen, que faz pesquisa sobre a questão dos  impactos diretos ou indiretos do Petróleo na vida das pessoas. A universitária tomou conhecimento do projeto a partir do relato da comunidade pesqueira de Barra do Itabapoana sobre o curta documental produzido em 2016, que relata os  impactos da cadeia produtiva do petróleo e gás na pesca artesanal local. Antes da exibição aconteceu reunião onde houve troca de informações e conhecimentos.

 

Projeto ensina beneficiamento do pescado

O projeto FOCO atualmente está capacitando as mulheres da cadeia produtiva da pesca artesanal  no beneficiamento do pescado utilizando a Cozinha Pedagógica. Também ensinando como podem se fortalecerem coletivamente.  Na Cozinha Pedagógica é ensinado como fazer hambúrguer, linguiça, salsicha de peixe  e também como manusear os alimentos.

Além da cozinha, existe também a produção de artesanato com escamas de peixe, marisco e outros descartes do pescado que não eram beneficiados.